COMO FAZER SEU FILHO SE INTERESSAR POR LIVROS

Um dos grandes obstáculos das mães nos dias atuais é fazer com que seu filho se interesse por leitura, com uma concorrência difícil de vencer, os computadores e celulares estão cada vez mais presentes, fazendo com que muitas crianças e adolescentes não esbocem nenhum interesse pela leitura de livros impressos, deixando os livros de lado e substituindo essa experiência necessária por jogos e redes sociais. Não é fácil, mas é possível sim. 

Não tem jeito, é preciso estipular horários para as atividades da criança, ela precisa ter tempo para brincar, para ver televisão, para estudar, fazer lição de casa e para ler. É importante sempre ter um cronograma para nada ficar de lado, e o seu filho começar a ter esse tempinho de leitura. 

É necessário criar um ambiente propício para isso, comprar bastantes livros e criar um cantinho de leitura bem aconchegante e confortável pode ser bem interessante para que ele se interesse, a mãe pode sim ler para ele, já que isso é uma troca, e a criança passa a ter o hábito de ler, então é importante ter esse ambiente com essas experiências trocadas entre mãe e filho. Além disso, é importante para a mãe ter tempo para ler com seu filho, então arrume um espacinho em sua agenda para poder dar a atenção necessária que seu filho precisa.

Desenvolva as preferências literárias do seu filho, apresente a ele diversos autores diferentes e estilos de livros diferentes, então ele vai ter a capacidade de escolher qual é seu favorito, e você passa a descobrir o que ele mais gosta, então pode comprar sempre o que ele mais quiser, é sempre bom para ele ler algo que gosta, e só pode fazer isso descobrindo qual é o melhor. 

Leia os livros que ele lê, fique informada sobre os livros dados no colégio, e leia eles também, a criança irá perceber que você se interessa e irá querer ler. 

Dê o exemplo, pais que leem muito influenciam os filhos a lerem também, eles costumam seguir exemplos e irão com certeza se interessarem se sempre observarem isso dentro de casa. Você pode também levá-lo para ambientes como livrarias e bibliotecas. 

Com essas dicas com certeza a criança ou adolescente irá se sentir mais à vontade com a leitura e passará a ter um maravilhoso hábito.