COMO ENSINAR SEU FILHO A SER ORGANIZADO SEM SER AUTORITÁRIO

Criar os filhos não é nada fácil. Você teme ser muito rígido ou ser muito permissivo com o seu filho e isso é um problema. Por mais que você não seja pai ou mãe de primeira viagem, surgem dúvidas na hora de criar as crianças, de colocar limites e dar liberdades.Uma das questões mais comuns na hora de criar os seus filhos é em questão de organização. 

Para que seu filho seja organizado e você faça com que ele o seja sem ser autoritário é preciso tomar algumas medidas. Primeiro que ele vai se espelhar em você, por isso também seja organizado. De que adianta dizer para o seu filho organizar tudo se o seu quarto ou o restante da casa está desarrumado? Com certeza ele não fara o que você pedir, pois não vive num ambiente organizado.

Etapa cumprida, ensine o seu filho desde cedo. A partir do momento que ele consiga fazer algumas tarefas sozinho, comece a inserir na sua rotina a questão de organização. Será natural para ele arrumar os brinquedos depois da diversão, dobrar a roupa que acabou de tirar, guardar suas coisas no armário, um pouco depois arrumar a sua cama e assim em diante, ainda mais quando você o ajuda a cumprir essas atividades.

Faça com que as tarefas sejam mais divertidas para eles. Crianças gostam de interação e não se realizar tarefas morosas. Seja criativo e torne a situação mais lúdica para estimular o seu filho. Mesmo que a criança não faça exatamente como você pediu, não refaça. Afinal ela vai sentir que o que fez foi inútil e vai desestimulá-lo ou levá-lo ao comodismo.

Outra prática que você pode estimular o seu filho a fazer é doar o que não serve mais. Assim além de torná-lo mais organizado, você ensina outro valor que é o da solidariedade. Ajude o seu filho nas tarefas, trabalhando em equipe. Assim ele entenderá que cada pessoa da casa é incumbido de uma tarefa que precisa ser feita. 

Veja que firmeza não é o mesmo que autoritarismo. Se você for firme desde sempre com o seu filho, ele respeitará os seus pedidos e entenderá porque as tarefas são necessárias. Busque ensinar o porquê de cada ação, não simplesmente jogando a obrigação para a criança sem explicações.

Com cuidado, amor e dedicação o seu filho será organizado e muito feliz.

 

Luciane Rodrigues